Sobre

A escola está situada no Bairro Assunção, Vila Euro, as atividades iniciaram em 26 de agosto de 1972, com o nome de “Parque Infantil da Vila Euro”. 

Em 23 de janeiro de 1979, foi denominada “NEI de Vila Euro” e em 24 de agosto de 1979, com o decreto 6261, denominou-se então “EMEI Guilherme de Almeida”. 

Com a municipalização do Ensino Fundamental (1ª à 4ª série), a área desta escola foi dividida e construíram um prédio anexo para atender essa modalidade: EMEB Neusa Macellaro Callado Moraes. Segundo o decreto nº 12.708 de 20/05/1998 o complexo passou a chamar-se “Centro Municipal Integrado de Educação Básica Professora Neusa Macellaro Callado Moraes / Guilherme de Almeida”. 

Em 28 de janeiro de 2008, deu-se início o processo de desmembramento administrativo e pedagógico das duas modalidades de ensino, oficializado pelo decreto 16.496 de 15/05/2008, publicado em 16/05/2008 10 no Jornal Oficial “Notícias do Município”, voltando chamar-se EMEB Guilherme de Almeida. 

 Em 2015, o bosque da nossa escola recebeu o nome “Bosque Vovô Jarbas”, dado em homenagem a um avô que ajudou muito a escola realizando diversas tarefas, incluindo os brinquedos colocados no bosque (balanço de pneus e teia com cordas).


BIOGRAFIA DO PATRONO - GUILHERME DE ALMEIDA INFÂNCIA 

Um gosto de amora comida com sol. A vida chamava-se "Agora". 

Guilherme de Almeida 


Guilherme de Almeida nasceu em 24 de julho de 1890 na cidade paulista de Campinas. Em 1912 formou-se em direito e passou a exercer as atividades tanto no ramo da advocacia como na área jornalística. 

No ano de 1917, fez sua estreia literária com a publicação do livro “Nós”. Nessa obra o poeta estava influenciado pela cultura neoclássica. No entanto, “o trato pessoal do verso e a liberdade das imagens” já revelavam que sua obra era 11 precursora do modernismo. 

Logo em seguida, Guilherme de Almeida publicou mais quatro livros, ainda com características neoclássicas. Depois dessas produções, o poeta entra na fase modernista em 1922 participou da Semana da Arte Moderna. Viajou pelo país fazendo conferências e palestras nas quais defendeu e divulgou os princípios da renovação artística e estética do modernismo. 

Em 1928 tornou-se membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira que pertencera a seu pai. 

No ano de 1930, foi o primeiro modernista eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Guilherme de Andrade e Almeida morreu em São Paulo, no dia 11 de julho de 1969.


Veja mais sobre nosso Patrono. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, famílias! 💖 Neste ano de 2023, a nossa EMEB Guilherme de Almeida , conta com o ingresso de nova Equipe Gestora, novas professoras e cu...